A Curva ABC Na Gest O De Vendas
A curva ABC pode ser definida como um método de classificação de informações que tem o objetivo de determinar em ordem decrescente quais são os grupos de itens com maior importância ou impacto em um espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano).
Principais aplicações: gestão de clientes em relação ao volume de vendas, à lucratividade obtida, à frequência de compra ou ao estabelecimento de prioridades.
Cálculo da curva ABC
Primeiramente deve-se criar uma classificação onde os clientes mais importantes são os da classe A, os intermediários são clientes da classe B, e os menos importantes são clientes da classe C.
Obtêm-se a curva ABC através da ordenação dos clientes nas três classes acima descritas, conforme a importância dos mesmos para o resultado da empresa.
1) Relacionar todos os clientes que adquiriram produtos ou serviços em um determinado período: - para cada cliente registra-se o valor das vendas no período;
- registra-se a classificação do valor das vendas no período (1 para o maior valor, 2 para o segundo maior valor, e assim por diante).
Planilha 1 – Como Calcular a Curva ABC
2) Ordenam-se os clientes de acordo com a classificação estabelecida;
- calcula-se o valor das vendas acumuladas para cada cliente;
- para cada cliente, calcula-se o % sobre valor total das vendas acumuladas, que é igual ao valor das vendas acumuladas por cada cliente, multiplicado por 100 e dividido pelo valor total das vendas (R$ 1.864,13)
Planilha 2 – Como Calcular a Curva ABC
3) Para a definição das classes A, B e C, adotando-se o critério de que A = 20%; B = 30%; e C =
50% dos clientes. Como são 10 clientes, 20% são os 2 primeiros clientes, 30% são os 3 clientes seguintes e 50% são os 5 últimos clientes.
Obs: Se tivéssemos, por exemplo, 73 itens ao invés de 10, para A = 20%, seriam os 15 primeiros clientes; B = 30%, seriam os 22 clientes seguintes; e C = 50%, os 36 clientes restantes. Retornando ao cálculo:
- classe A (2 primeiros