A Cultura E Suas Manifesta Es
No que se refere a cultura pode se assegurar que tudo é proposto a partir da psique humana. Ela está vigente desde os habitantes primitivos em seu comportamento, estratégias, normas, religião, em seus dons artístico , conhecimento, fé, mitos, princípios morais e em tudo aquilo que envolve o acreditar, o filosofar e o atuar das pessoas, um legado obtido da sociedade. O que diferencia o homem dos animais irracionais, a capacidade de fazer cultura porque tudo aquilo que não vem da natureza é produzido por ele. O ser humano é o único animal capaz de sentir e expressar as suas próprias emoções.
As diferenças entre os homens e os animais segundo Charles Darwin (1809 – 1882) não é outra se não suas faculdades mentais , ele enfatiza “há uma imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores”. Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz à sensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao ser humano no caso dos animais domésticos. O homem, além de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento, tem consciência e capacidade de analisar os seus atos, executar suas tarefas, planejar atividades e colocá-las em prática. Constatamos que a diferença entre homen e animais está ligado não só pelo fator racional, mas também pelo fator cultural.
As manifestações culturais identificadas no filme tropa de elite são diversas como a exclusão e o senso comum, a expressão cultural é claramente exposta na desigualdade social, nas gírias e códigos utilizados em vários grupos, nas normas e leis regidas pelos comandantes do morro, nas músicas como o funk que é originário das favelas do Rio de Janeiro e se iniciou na década de 80. Uma juventude semi analfabeta sem perspectiva de futuro,sem identidade, desempregada, usam bermuda ,camiseta, chinelos e uma metralhadora a