A critica para o estudo do direito
LUCAS RAFAEL SANTA BRIGIDA DE CARVALHO lucas_typeonegat@hotmail.com INTRODUÇÃO
O estudo do Direito como ciência para os iniciantes no curso é na maioria das vezes extremamente complexo em função da carga teórica e da falta de orientação na maioria das universidades. Assim, Michel Miaille (1989, p. 15) tem como análise o ensino do direito nas universidades francesas, embora possamos também abranger para algumas universidades brasileiras, com ênfase na maneira de como os juristas estão sendo inseridos na ciência do Direito. De maneira pedagógica o autor almeja demonstrar a melhor maneira de introduzir uma ciência do Direito, colocando em evidência a crítica como fundamento científico para questionar teorias, instituições, autores e métodos ultrapassados de ensino. A finalidade deste texto é colocar os ideais do professor Michel Miaille e de outros autores a respeito dessa importância da crítica na formação do jurista e para a formação de uma sociedade mais livre tanto socialmente quanto intelectualmente. Contudo, primeiro é necessário entender a definição de método científico e como ele pode desenvolver os conhecimentos iniciais com clareza e assim contribuir para a formação de profissionais esclarecidos com a realidade social.
Com efeito, é essencial relacionar qualquer estudo com o mundo real, logo, é necessária a separação entre teoria ensinada nas universidades e a prática jurídica. Da mesma forma, entender porque isso ocorre e como isso afeta o jurista no futuro profissional. E como o professor Miaille analisa essa separação. São várias as dificuldades nessa ciência chamada Direito, entretanto aqui a introdução será considerada como a maior e mais importante de todas elas.
1 A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO CONSCIENTE
1.1 UMA INTRODUÇÃO
Introduzir é conduzir a alguma finalidade, que no caso é o entendimento sobre os diversos ramos do estudo do Direito. Com isso, é necessário refletir sobre essa introdução enquanto a