A Crise Econômica
Este titulo vem sendo discutido entre as pessoas que podem mudar e/ou melhorar o senário vivenciado pelos povos em todo o mundo. Existe um instrumento capaz de reverter uma ou variadas situações criticas dentro de uma economia, a Macroeconomia. Noentanto, ela tambem pode resultar em negatividade. Para explicar este complexo mecanismo, tomamos como partida uma palestra feita pelo presidente do Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (IPEA) na Univercidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), Marcio Pochmann.
A Macroecnomia é uma ferramenta criada e desenvolvida para gerar condições de desenvolvimento socioeconômico para que o ideal de estabilidade ocorra. Usada como contra-peso, a macoeconomia traduz uma vontade que o economista, juntamente com o administrador tem de evitar colapso de endividamento e até mesmo de crises de superprodução (crescimento exorbitante de produtos). Segundo Marcio, os governantes deste país têm receio de implementar politicas de enfrentamento da crise porque a macroeconomia traduz resultados de longo prazo e talves resultados negativos. Noentanto, nos dias de hoje, o senário econômco mostra uma face diferenciada, vivto que a microeconomia aprocima-se da macoroeconomia e aquela serve de parametro para esta, pois é mais fácil de se entender, através de experiências pessoais.
Além disso, a macroeconomia pode trazer resultados insatisfatórios para definir problemas econômcos em prazos apertados. Entretanto, os economistas reunem todos os esforços afim de atingir as metas macroeconomicas: alto nível de emprego, crescimento economico, estabilidade de preços e distribuição justa de renda. A análise feita pelo presidente do IPEA, sugere que o credito seja ampliado usando politicas anticiclicas para poder regular eestimular a demanda e superar, emfim a crise.