A CONTABILIDADE E ATIVIDADES
Muitas pessoas não sabem do significado e tão pouco da importância do Terceiro Setor para a sociedade. Mas é exatamente através dele que muitas dessas pessoas são beneficiadas e, por isso, atingem uma qualidade de vida melhor. Como já falado, o Terceiro setor se refere às entidades privadas ou associações que visam o lucro e atuam no país. Ele atua na execução de atividades dirigidas diretamente à sociedade, e de utilidade pública. Seu gerenciamento é próprio e não tem interferências externas.
Existem várias terminologias para caracterizar as empresas que exercem essas atividades assistenciais, as mais utilizadas são: Filantrópicas, Entidades Beneficentes, Entidades Sem Fins Lucrativos, Organização Não Governamental (ONG) e também Terceiro Setor. “Todas estas expressões usadas para designar as entidades, fora do contexto do Estado e domercado, não refletem, por si só, o que são e qual o efetivo papel que desempenham...” Olak e Nascimento (2006, p. 1).
Segundo Olak e Nascimento (2010, apud DRUCKER, 1994, p. 15):
“Todas as instituições ‘sem fins lucrativos’ têm algo em comum: são agentes de mudança humana. Seu ‘produto’ é um paciente curado, uma criança que aprende, um jovem que se transforma em um adulto com respeito próprio; isto é, toda uma vida transforma.” (Peter F. Drucker).
2. TERCEIRO SETOR
O assistencialismo esteve associado a vários programas feitos pelo Governo e o Estado sempre teve seu poder no controle social. Mas, com o passar do tempo, o Governo teve um enfraquecimento e, com isso, a perda dos modelos totalitários. A partir disso, a sociedade organizada começou a assumir muitas posições e também a criar movimentos a favor das causas sociais mais importantes. Assumindo então, não apenas o papel de ‘clientes’ como também de fornecedores, ou seja, eram responsáveis por todas as ações que também os beneficiavam.
No Brasil, foi a partir do Governo Lula e também da entrada do Partido Trabalhista que o Terceiro Setor ficou mais