Ortopedia Funcional dos maxilares e postura.
O corpo humano assume inúmeras posturas em repouso ou movimento.Há uma postura de relaxamento,postura quando queremos transmitir ou ocultar um sentimento.
Estudar postura é tentar compreender as diferentes posições que nosso corpo assume no espaço para realizar quaisquer de suas possibilidades.Uma destas posições é a ortostática,uma posição convencionada(resultado de um acordo entre estudiosos) para que todos os observadores possam chegar ás mesmas conclusões a partir de um mesmo ângulo de observação.
Em posição ortostática todas as articulações de nosso corpo devem apresentar simetria bilateral em norma frontal e dorsal.Eventuais assimetrias costumam indicar restrições de movimento ou de relaxamento.
Se marcarmos um ponto qualquer* em cada articulação,á direita e á esquerda,os unimos por um traço, obteremos um feixe de paralelas(Teorema de Tales),indicativo de normalidade.
*desde que seja o mesmo ponto (joelho direito e esquerdo)
Os dentes e a ATM também fazem parte de tal conceito de simetria bilateral.
Uma linha dentária inferior desviada do centro(plano sagital mediano)indica em 100% dos casos até aqui(IVO 1984,1994.2004 e 2014,30 anos de acompanhamento)que os dentes inferiores e a ATM no lado oposto ao do desvio estão deslocados para gente ,para baixo e para o lado em relação ao lado de desvio.Os dentes antagonistas(superiores)estão deslocados para trás ,para medial e para baixo.
Todo diagnóstico de oclusão (relação dentária de antagonista),ATM (DTM ,extra ou intra-capsular),vários distúrbios fisiológicos(respiração,crescimento,dores(cefaléias,algias cervicais)não devem ser diagnosticados sem análise postural que pode ser convergente ou divergente á boca.
Há quem diga que não há prova científica da relação postura,oclusão,movimento.Temos estudos publicados pelo IVO(institutu Vitae Omniscientia Brasil-Itália),Agné & Roseli Peres(odontologia sistêmica) e
D’ Attilio M,Filippi MR,Femminella B,Festa