A contabilidade no brasil, funções e contribuições a sociedade
2.1 - Breve Histórico da Origem da Contabilidade
Segundo alguns historiadores existem alguns sinais que indicam a existência de contas a aproximadamente há 2.000 anos A.C. A contabilidade teve uma lenta evolução até o apa-recimento da moeda. O homem na antiguidade assim como nós hoje, tinha preocupação em acompanhar a evolução dos patrimônios, pois as atividades foram se desenvolvendo em dimensão e em complexidade, sendo assim, a necessidade de acompanhar seu desenvolvi-mento sendo assim a Contabilidade surgiu com o objetivo de organizar, classificar, agregar e inventariar o que é produzido, sendo possível aumentar a produção agregando qualidade aos produtos. A evolução da Contabilidade está ligada a evolução da humanidade.
A partir do século XIX através da vinda da família real, ocorreram os primeiros movimen-tos Contábeis. Em 23 de agosto de 1808, cria-se a real junta de comércio, agricultura, fá-bricas e navegação, determinando o controle de bens através das partidas dobradas, cujo pioneiro foi Frei Lucca Paccioli, que publicou sua obra em Veneza em 1494. Segundo seu trabalho, todo lançamento a crédito em uma conta, faz que surja outra conta, em que é re-gistrada a mesma importância a débito, e vice-versa. O Brasil sofreu grande influência dos países Europeus, houve o período científico que foi dominado pela Itália, a obra de Frei Lucca Paccioli colaborou muito para esta ascensão.
Em 1809 por meio da promulgação do Alvará de 15 de julho, surgiu as Aulas de Comércio, criando o ensino da contabilidade no país, José Antônio Lisboa tornou-se o primeiro pro-fessor de Contabilidade do Brasil.
Em 1837 Estevão Rafael de Carvalho publicou “A Metafísica da Contabilidade Comercial” divulgando as partidas dobradas e propondo que a contabilidade torne-se ciência.
Em 1846, a duração das Aulas de Comércio foi definida em dois anos, estabelecendo tam-bém as disciplinas que seriam abordadas nas provas. As disciplinas eram: