Basquetebol
ANA HENRIQUES Nº3 10º2
EDUCAÇÃO FÍSICA
20 MARÇO 2012
INTRODUÇÃO
3
HISTÓRIA
4
O BASQUETEBOL EM PORTUGAL
5
FIBA
6
NBA
7
OBJETIVO
8
CARACTERÍSTICAS
8
POSIÇÕES
9
REGULAMENTO (FIBA)
10
TÉCNICAS
13
EXPRESSÕES UTILIZADAS
15
O CAMPO E A BOLA
16
CONCLUSÃO
17
BIBLIOGRAFIA
17
INTRODUÇÃO
O objectivo deste trabalho é abranger o meu conhecimento da modalidade do basquetebol. Procuro saber mais à cerca da sua história, das suas regras e das suas especificidades, de modo a poder integrar-me de uma maneira mais eficaz no âmbito das aulas de Educação Física. Escolhi este tema porque é relativo a um desporto que já tive a oportunidade de praticar e que sempre me despertou algum agrado. Gostava então de me manter a par e recordar algumas coisas que não vou ter oportunidade de demonstrar.
HISTÓRIA
Em Dezembro de 1891, James Naismith, um professor de educação física canadense de Springfield College em
Massachusetts, nos Estados Unidos, foi incutido de uma tarefa. Ela consistia em criar um desporto que os alunos pudessem praticar num local fechado, devido aos Invernos rigorosos, que impediam a prática do Basebol ou do
Futebol Americano.
James descartou de imediato um jogo em que se utilizasse os pés ou que exigisse muito contacto físico, uma vez que podiam-se tornar demasiado violentos mediante as características de um ginásio fechado.
Escreveu as 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura de 10 pés, o equivalente a
3,05 metros. Esta altura mantém-se até hoje, mas o quadrado possuía aproximadamente metade do tamanho actual.
O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892. Cada equipa consistia de nove jogadores e foi utilizada uma bola de futebol. Cerca de duzentas pessoas compareceram e tiveram a oportunidade de ver a equipe dos alunos vencer a equipa dos professores por 5 a 1.
O Basquetebol Feminino iniciou-se em