Terminais eletronicos para a copa 2014
Estrutura terá vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos. A previsão é de que o trabalho seja concluído em maio de 2013
Divulgação Secom-BA
O início imediato das obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador foi autorizado nesta sexta-feira (11.05) pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner. Durante o evento, nos armazéns 1 e 2 da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o ministro também autorizou a abertura de licitação para ampliação do quebra-mar em mais 405 metros ao norte.
“O porto de Salvador é extraordinário para o avanço da economia. Estamos estimulando um melhor desempenho deste equipamento para a Copa do Mundo, mas é importante destacar que o terminal vai ficar de legado para a população, ao fim do evento, para incrementar cada vez mais o turismo de cruzeiros na Bahia e no Brasil”.
Segundo o governador, a construção do terminal de passageiros e a modernização do porto são necessárias. “O Porto de Salvador é o terceiro do Brasil em recepção de cruzeiros e somente em 2011 recebeu 300 mil turistas”.
Estrutura
O novo Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador terá vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos, com área de lazer e entretenimento distribuída em 3.400 metros quadrados, onde atualmente ficam os galpões 1 e 2 da Codeba. O projeto, no valor de R$ 30.218.499,70, será executado pela Chroma Construções, vencedora da licitação, que deve concluir as obras em maio de 2013. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento.
O terminal abrigará o embarque e desembarque com espaço para check-in e check-out, alfândega, área de despacho de bagagens, espaço de convivência, restaurante e local para instalação dos postos de órgãos ligados à atividade portuária. Além disso, terá mais 5.600 metros quadrados para estacionamento de carros de passeio, ônibus, vans e táxis.
Para o