A contabilidade na industria de transformação
Na última segunda-feira (16/7), o jornalista Francisco Costa, da Rede TV! de Rondônia, foi demitido pela emissora após ter recusado fazer uma reportagem publicitária. Para o profissional, a decisão foi infundada.
Contratado para trabalhar no departamento de jornalismo da Rede TV!, Francisco contou à IMPRENSA que, no plantão que realizou no último sábado (14/7), precisou fazer uma reportagem sobre um "sorteio de prêmios" de uma conhecida rede de lojas da região Norte, que "era um material com finalidade comercial", de acordo com o jornalista.
Questionando o valor jornalístico da pauta, Francisco se dirigiu ao editor-chefe Adão Gomes e afirmou que não iria fazer a matéria. "Trabalho para o departamento de jornalismo e não para o departamento comercial. A emissora possui uma equipe específica para essa área", disse. No entanto, segundo ele, Gomes afirmou que seria complicado se ele não escrevesse sobre o assunto, porque a emissora poderia perder o cliente.
Crédito:Arquivo pessoal
Francisco Costa foi demitido ao se negar a fazer matéria comercial
Achando que "a situação estava resolvida", Francisco foi trabalhar normalmente na segunda-feira (16/7), mas, assim que chegou à emissora, foi chamado pelo RH da empresa que o informou que seu contrato estava cancelado. Ao cobrar explicações do editor-chefe da Rede TV!, "ele simplesmente alegou que esse era um procedimento da empresa, que tem regras e normas, e que quem não se adequa a essas normas, não pode ficar", explicou Francisco.
Em entrevista à IMPRENSA, Adão Gomes confirmou que a razão da demissão do repórter ocorreu devido a não produção da reportagem comercial para a emissora. No entanto, revelou que o fator que pesou contra o jornalista nem foi o fato de ele se negar a fazer o trabalho, mas "não fazer e não avisar que não fez, fazendo com que a emissora perdesse a pauta", comenta. De acordo com Gomes, a