A CONTABILIDADE DE HOTELARIA E RESTAURANTE
Na hotelaria e restaurantes, como em qualquer outros setores, a contabilidade é um imperativo para bem controlar as atividades e os resultados, seja um grande complexo hoteleiro, um hotel de turismo, ou uma pousada na praia ou na montanha, ou um simples restaurante por quilo. Muitos empreendimentos estão aí, no mercado, sofrendo os revezes e os altos e baixos que são próprios do setor.
Para bem enfrentar as turbulências e conduzir o negócio com acerto, é preciso dispor de adequadas ferramentas. Entre estas, a contabilidade ocupa lugar de destaque, pela sua visão abrangente e por disponibilizar informações precisas sobre a marcha dos negócios: custos, receitas, despesas, resultados, s etc.
Uma boa estrutura contábil e de custos fornecerá essa visão clara, permitindo ao empreendedor uns raios-X permanente do seu negócio. Para isso a contabilidade deverá cobrir todas as operações que se desenvolvem no hotel. Para exemplificar, consideremos um hotel que, além da hospedagem, mantenha diversos serviços, como restaurante, lavanderia, salões de beleza e barbearia, passeios turísticos e serviços diversos aos hóspedes, como aquisição de passagens, ingressos para espetáculos, entrega de mensagens, etc., É necessário um amplo conhecimento por parte do profissional contábil a respeito de suas tributações.
Hotelaria e Restaurantes
A entidade hoteleira tem natureza jurídica de prestadora de serviços, Sabendo-se que esses serviços podem ser um atrativo para manter nossos hóspedes, será vantajoso suportar esses custos, mesmo que não produzam grandes receitas? A receita da hospedagem pode justificar a existência desses serviços? Haverá necessidade de um adequado sistema de custos que permita analisar e responder essas perguntas.
O grupo principal de contas, neste caso, será o das hospedagens, visto que concentra a principal operação, e, também, a maior parcela dos custos e das receitas. A maior atenção possível deve ser prestada ao setor. Este