A construção das politicas sociais no brasil
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Instrumentalidade do Serviço Social, Ética e Legislação Profissional, Políticas Sociais I e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV..
Orientadores: Profª. Clarice da Luz Kerncamp. Profª. Daniela Sikorski Profª Maria Lucimar Pereira Prof. Paulo Sérgio Aragão
Itumbiara
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva a reflexão sobre as políticas sociais, suas manifestações na história brasileira e as perspectivas teóricas metodológicas.
A política social se origina da luta de trabalhadores na reivindicação de direitos de proteção social, para que eles pudessem se manter e manter seus familiares. Os trabalhadores lutavam para impor ao capitalista o reconhecimento de direitos sociais e trabalhistas.
A história da Política social é a mesma historia da Luta da classe trabalhadora. Apesar de sua origem, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, e transformar os direitos trabalhistas em capital privado de lucro. O Serviço Social desde as suas origens tem participado das problemáticas e por não enigmáticas fases, em que o mundo se encontra em inúmeras condições de crise, em relação ao mau relacionamento humano, os desvios de conduta e enfim todos os abusos cometidos pelo ser, com intenção de se elevar a uma posição dominadora, em relação aos outros indivíduos.
Tal analogia se encaixa perfeitamente, no quadro do período da Ditadura Militar, onde houve um grande conflito entre as partes da sociedade (militares e civis), fazendo da mesma, rigorosamente dividida, em classes de interesses. De um lado,