A construcao historico filosofica do conceito infanci

1146 palavras 5 páginas
Autor (es)/RA

Elenita Ferreira de Queiroz - RA: 300554
Keila Viviane Gomes Dantas dos Santos – RA: 300557
Kesia Goncalves de Lima Queiroz - RA: 293717

“A construção histórico-filosófica do conceito de infância

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Campo Verde/MT
2011
Introdução

O presente artigo, realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo conhecer as diferentes sentidos atribuídos ao conceito de infância no decorrer da história, a fim de melhor compreender o desenvolvimento infantil bem como o modo como cada sociedade concebe a infância.

Neste contexto queremos registrar toda a nossa compreensão em relação ao conteúdo estudado e analisar a forma como as crianças participam e compartilham suas tarefas, responsabilidades, obrigações e compromissos diante do mundo adulto, visando compreender sua própria inserção na vida social de cada grupo.

Portanto evidenciamos neste texto aquilo que podemos absorver de todos referenciais teóricos e também assistidos com relação ao tema proposto.

“A construção histórico-filosófica do conceito de infância

A criança possuiu, e possui, ao longo da história, inúmeros significados e denominações, que variam de acordo com a sociedade em que se encontra. No decorrer do processo histórico, o conceito infância foi considerado de formas diferenciadas pela humanidade. Mas e a definição do conceito “infância”? Poderíamos definir como a primeira etapa do desenvolvimento humano; como uma fase de imaginação e de fantasia; como um estágio de descobertas e conflitos marcado pela formação da personalidade; como um estado de ser pequenino (a), de ser frágil e alegre; como uma etapa de construção de valores para toda a vida...Contudo, tais definições parecem não abranger os diversos sentidos da infância, do

Relacionados

  • O homem e seus simbolos
    135278 palavras | 542 páginas
  • Fadas no Divã
    246176 palavras | 985 páginas