A CONSTRU O DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA DUAL
Histórico da educação profissional no Brasil
De acordo com a leitura do artigo recomendado, Educação profissional no Brasil: a construção de uma proposta educativa foi possível notar que em cada época histórica do Brasil, caminha na direção de transformações constantes na organização dos processos educativos. E não pode deixar de mencionar o desempenho do sistema jesuítico durante o período colonial, os jesuítas foram os primeiros a construírem escolas para os colonizadores, sendo que, em muitas delas, prevaleciam às práticas educativas informais de qualificação para o trabalho.
Os jesuítas possuíam um papel intenso e significante no ensino dos diversos ofícios no Brasil colonial, sua organização da educação como um sistema de ensino.
Em 1759 com a expulsão da Companhia de Jesus, as primeiras instituições públicas a serem fundadas foram as de ensino superior, com propósito de formar pessoas para exercerem funções qualificadas no mercado de trabalho.
Em 1808, a corte portuguesa chega ao Brasil. E ocorreram importantes transformações econômicas, políticas e sociais. E assim o ensino passou a sofrer profundas mudanças, no intuito de adaptação da mão de obra, moldando-a de forma a atender as necessidades da nobreza. Entre os anos de 1840 e 1856, foram fundadas as primeiras casas de “educandos artífices”, seguindo um modelo de aprendizagem vigente no âmbito militar, o qual se baseava na hierarquia e na disciplina, para atender os órfãos e os desvalidos.
Nessa determinada época aprendia-se ao trabalho, trabalhando. E a formação ofertada aos mais pobres era mínima e de caráter assistencialista. Como a abolição da escravatura, posteriormente a Proclamação da República (1889) foi reflexo marcado pelo processo de crescimento do capitalismo na Europa. Com o fim do Império e início da República, inicia-se uma independência econômica.
A expansão