A comunicação no ambiente de trabalho
Clima organizacional
Titulo:
A comunicação no ambiente de trabalho Objetivo:
Agregar valor à organização, coordenando e gerenciando capital humano com boas praticas de comunicação.
Justificativa:
De nada vale investimentos financeiros ou tecnológicos numa empresa, se não houver pessoas capazes de agregar valor à organização através de soluções criativas e inovadoras.
Introdução
A comunicação pode ser definida como ‘’tornar comum’’ compreendida como fornecimento ou troca de informações, experiências, idéias e sentimentos, através das palavras, escrita ou oral, ou de sinais, num intercambio dinâmico e interativo, vital para o bom desempenho das pessoas dentro de uma organização.
Desenvolvimento:
O processo de comunicação é eficaz quando tanto o transmissor quanto o receptor interpretam a mensagem da mesma forma, sendo suficiente quando as mensagens são transferidas a um custo baixo.
Em uma empresa, a comunicação desempenha um papel motivacional importante, ela facilita a motivação por esclarecer aos colaboradores o que deve ser feito, avaliando a qualidade de seu desempenho, orientando-o sobre o que fazer para melhorá-lo.
Uma comunicação interpessoal é a base de toda a interação humana, é o ato de estabelecer um fluxo de entendimento entre pessoas, e que as vezes ouvir com atenção é mais importante do que falar.
Ao ouvirmos, de fato, devemos atentar para a linguagem corporal das pessoas com quem entramos em contato. Muitas das vezes, o corpo afirma algo que as palavras tentam negar, e vice versa. Uma posição ou movimento do corpo não tem, por si só, um significado preciso ou universal, mas quando somada a linguagem falada, ele completa a mensagem do emissor, sendo evidentemente que cada cultura desenvolve linguagem corporal própria.
Conclusão:
No fluxo de comunicação podem ocorrer falhas, barreiras, obstáculos ou ruídos que podem causar erros na decodificação, interferindo ou impedindo na recepção da mensagem emitida, fato que pode