A compreenão do ser humano
Desde os primórdios da humanidade a concepção de ser humano vem se modificando e alterando. Dentro das diferentes e diversas sociedades e culturas essa visão se modifica podendo apresentar-se das mais diversas maneiras. O homem, então, varia na sua cor, jeito, formas de pensar, agir e se comportar, tudo isso se altera com o meio que ele vivência. Porém todas essas formas devem ser respeitadas e consideradas dentro da cultura de cada povo. O ser humano é um ser predominantemente e exclusivamente cultural, que se adéqua e age de acordo com aquilo que aprende e vivência dentro de sua sociedade. O “Diálogos de Aprendizagem” visa uma interdisciplinização entre as disciplinas e possui como tema articulador a Compreensão do Ser Humano. O tema objetivou o estudo realizado durante todo o semestre, os quais foram vistos e discutidos em Sociologia, História da Psicologia, História do Cotidiano, Antropologia, Libras, Filosofia, Psicologia, ciência e profissão, Metodologia Cientifica e Fundamentos Biopsicosociais do Humano.
Nosso trabalho foi regido por documentários vistos e discutidos em aula, e tem como base o filme ‘’Às cinco da tarde’’, da iraniana Samira Makhmalbaf, lançado em 2003. O filme investiga a situação da vida no Afeganistão ao narrar a trajetória de Nogreh, mostrando a vida, a luta e a esperança da jovem iraniana que tem como sonho se tornar presidente do Afeganistão. Todavia devido aos costumes do seu país, e a falta de perspectiva de um futuro melhor ela, aos poucos, vai desistindo e, assim, deixando para trás seus sonhos e sua vontade de mudar a realidade em que vive.
O Ser Humano e suas Múltiplas Compreensões
A análise dos contextos, neste trabalho traduzido em forma de linguagem cinematográfica e documentários, tem como eixo temático a compreensão do ser humano. No ponto de vista metodológico optamos por realizar uma reflexão histórica em torno desse eixo, intercalando com diferentes concepções e conteúdos das disciplinas