A competitividade atravéz da estratégia logistica
Marcelo Alves Carrera 1
Resumo
Obter vantagem competitiva no atual mercado globalizado tem sido uma busca incansável das organizações na atualidade. A logística torna-se neste momento uma estratégia importante, contribuindo para minimizar os custos operacionais e principalmente uma ferramenta essencial à eficácia das tomadas de decisões. Os transportes, no interior da atividade de distribuição, deixam de ser encarado como simples atividade de movimentação para se tornar um elo estratégico entre clientes e fornecedores, ou seja, a última fronteira de custos das empresas.
Palavras-chaves: planejamento estratégico, transporte, competitividade, eficiência, lucratividade.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo visa avaliar o potencial de aplicação das estratégicas logísticas utilizadas pelas organizações na busca da vantagem competitiva. Para desenvolver o estudo, a metodologia utilizada foi através da pesquisa bibliográfica, contribuindo para o desenvolvimento teórico do trabalho, bem como, a conciliação da teoria com a prática utilizada pelas empresas de transportes.
A logística possui um papel determinante no que se refere à competitividade e sobrevivência das empresas. Seu objetivo é disponibilizar matérias-primas, produtos semi-acabados e estoque de produtos acabados no local onde são requisitados, no momento desejado, ao menor custo possível.
Executar atividades como recebimento, armazenagem, separação de pedidos e expedição fazem parte da chamada competência
1 Aluno do Curso de Administração Geral, do CESD – Centro de Ensino Superior de Dracena. logística. Uma vez bem executadas, com ênfase no tempo e controle operacional, criam uma vantagem competitiva.
Bertaglia (2003) afirma que uma boa administração traz para as organizações uma vantagem competitiva em termos de serviços, redução de custos e respostas rápidas às necessidades de mercado, pois essas organizações também precisam ser