A Coloniza O Espanhola Portuguesa Francesa E Inglesa
Definição
Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa.
Existem dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento. No Brasil, por exemplo, a de exploração foi a que predominou, pois os portugueses vieram para o nosso país, a partir de 1500, para retirar recursos naturais e minerais (pau-brasil, ouro, diamantes) ou para produzir açúcar, levando o lucro para Portugal. Os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil. Este mesmo tipo de colonização ocorreu nos países da América que foram colonizados pela Espanha.
Na colonização de povoamento, os colonizadores buscam desenvolver a região colonizada. Criam leis, organizam, investem em infra-estrutura e lutam por melhorias.
A colonização inglesa inicia-se tardiamente com relação às colonizações ibéricas, decorrentes de problemas internos na Inglaterra. Os ingleses procuravam uma rota marítima para a Índia e chegaram ao continente americano. Foi no reinado de Isabel I que surgiram as primeiras colônias no Novo Mundo.
Foi uma colonização de povoamento, marcada no início pela falta de interesse do governo inglês por causa dos constantes ataques hostis dos indígenas, pela falta de alimentos e pela ausência de produtos lucrativos.
Porém, foi no reinado de Jaime I que se instalaram as duas primeiras colônias na América do Norte. Estas colônias foram povoadas por perseguidos religiosos decorrentes da reforma religiosa, na qual a Igreja Anglicana não conseguiu se sobrepor às outras religiões, e o governo inglês permitiu que grupos protestantes se dirigissem e se instalassem na América.
Com relação aos franceses, estes também procuravam uma rota que os levassem a Índia e depois da fracassada tentativa de colonização na América portuguesa (Baía