MERCANTILISMO E SISTEMA COLONIAL
1. Conceito de mercantilismo
O mercantilismo foi um conjunto de teorias e práticas econômicas adotadas e desenvolvidas pelos governos europeus durante a fase do capitalismo comercial, na Idade Moderna.
Esse conceito determina um período importante da história econômica, no qual a produção era adquirida através do trabalho assalariado.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/mercantilismo-e-sistema-colonial/conceito-de-mercantilismo.html#ixzz3j1HlFXeG
2. Objetivos do mercantilismo
Fortalecimento do Estado O mercantilismo teve participação direta no processo de formação das monarquias nacionais européias, que mais adiante dariam origem ao Estado Moderno. O principal objetivo do mercantilismo era o fortalecimento do Estado nacional.
Enriquecimento da burguesia
Inicialmente, no mercantilismo, o conceito de enriquecimento era válido quando o desenvolvimento do Estado refletisse no crescimento da burguesia, era, portanto um atendimento indireto.
A burguesia mercantil estava ligada ao rei, e com o fortalecimento do Estado a burguesia também se enriquecia.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/mercantilismo-e-sistema-colonial/objetivos-do-mercantilismo.html#ixzz3j1HRKR3E
3. Tipos de mercantilismo
Existem vários tipos de mercantilismo, suas doutrinas e práticas variam de Estado para Estado, conforme as condições específicas de cada Estado.
Veja abaixo os principais tipos de mercantilismo:
Espanha: metalismo ou bulionismo
O bulionismo ou metalismo é caracterizado pela quantidade de riqueza obtida através de metais ou materiais preciosos. Tornou-se a forma mais tradicional e antiga do mercantilismo. Os praticantes dessa teoria foram os espanhóis que possuíam colônias produtoras de metais na América, e isso lhes condicionava a importação de produtos manufaturados, e até mesmo os alimentícios, em oposição à exportação de metais.
Essa prática quase abalou com as atividades agrícolas e manufatureiras espanholas, e, além disso, a