A civilização industrializada e o homem
A Teoria das relações humanas atentou-se com o esmagamento do homem pelo imenso desenvolvimento da civilização industrializada. Elton Mayo ressalta que enquanto a eficiência material aumentou imensamente nos últimos duzentos anos, a capacidade humana para o trabalho coletivo não manteve o mesmo ritmo de desenvolvimento.
O progresso industrial provocou um profundo desgaste no sentimento espontâneo de cooperação. Há um conflito social na sociedade industrial: a incompatibilidade entre os objetivos organizacionais da empresa e os objetivos individuais dos empregados.
Elton Mayo com seus pontos de vista defende que, o trabalho deve ser uma atividade grupal, no qual o operário produz mais devido as normas do grupo do que pelos incentivos materiais e de produção, em que o operário seja visto mão como um indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social. O ser humano é motivado não pelo fato salarial e material e sim pela necessidade de estar junto, e de ser reconhecido, e que a civilização industrializada tem como conseqüência o fim dos grupos primários da sociedade, enquanto na fábrica surgirá uma nova unidade social e proporcionará um novo lar, um local de compreensão e de segurança emocional para os indivíduos.
A integralização entre a organização e o trabalhador, foi a nova concepção das relações humanas no trabalho. Pois o conflito social deve ser evitado por meio de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo, deixando de enfocar somente a eficiência, mas também passando a realçar a cooperação dentro da organização. As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. Para Mayo, o conflito social é o germe da destruição da própria