A CIVILIZA O EG PCIA
A GEOGRAFIA
Localizado no nordeste da África, o Egito é um imenso oásis irrigado pelo rio Nilo.
Em razão das cheias do Nilo, o solo no Egito é muito fértil, permitindo até três colheitas por ano, sendo uma das terras mais produtivas do mundo.
A VIDA MATERIAL NO EGITO
A economia egípcia baseava-se na agricultura e na pecuária.
A partir da invasão dos hicsos (povo da Ásia menor), foi desenvolvida uma bem cuidada criação de cavalos.
Nas margens do Nilo, crescia o papiro, uma planta cujo talo era usado na fabricação de um excelente papel, além de cordas, caixas, sandálias e esteiras.
Os egípcios, produziam belos tecidos, especialmente o linho.
A caça e a pesca eram atividades ecônomicas importantes, pois peixes e passáros abundavam nas margens do Nilo.
Os egípcios exportavam cereais, vinho, óleos vegetais, papiro e móveis. Importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeiras. Internamente, eram feitas trocas de produtos, sem a utilização da moeda.
Nesta época difundiu-se a METALURGIA DO BRONZE E POPULARIZOU-SE O USO DO FERRO. INICIANDO-SE A PRODUÇÃO DE ALGUMAS MÁQUINAS E DESENVOLVERAM-SE NOVAS TÉCNICAS MILITARES COM O USO DO ARCO E DO CARRO DE COMBATE.
A SOCIEDADE
A sociedade egípcia era hierárquica e era difícil a mudança de camada social das pessoas, ou seja, era difícil uma pessoa mudar de status social, ex. O rico ficar pobre e o pobre ficar rico.
No alto da pirâmide social estava o faraó que significa Senhor da Casa Grande, o qual era considerado um deus vivo, detendo o poder temporal e espiritual.
Abaixo dos faraós vinham os altos funcionários, os nobres, os guerreiros, os sacerdotes, os escribas, os artesãos, os trabalhadores comuns, os camponeses e, por último, os escravos.
Com exceção do período do Antigo Império, os egípcios escravizaram seres humanos.
A MULHER tinha uma série de direitos (possuir propriedades, fazer testamento, deixar herança) e era respeitada pela sociedade.
A VIDA POLÍTICA
Por volta de 5mil a.C, a