A ciencia coo forma d econhecimento
A ciência como forma de conhecimento
Examina-se as peculiaridades á respeito da ciência como forma de conhecimento, e um panorama nas diversas formas de conhecimento como: o senso comum, a filosofia, a religião e ideologia. Onde e definido o conhecimento cientifico embasados no alicerce de diversos autores, e questiona-se a singularidade da ciência a inter-relação contemporânea da pós-modernidade onde sobressai a ciência por objeto de problematização.
A ciência e o conhecimento científico são definidos de maneiras diferentes pelos diversos autores que se lançam á tarefa sobre eles. Algumas definições são bastante semelhantes, outras levantam algumas diferenças. Contudo, a maior parte dos que buscam definir a ciência concorda que “ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes” ( Lakatos e Marconi, 1986: p.17).
E indispensável expor as diversas formas de conhecimento, porem, e conveniente explicitar segundo o autor o que se compreender por conhecimento e o método ou processo de conhecer.
Conhecer é atividade especificamente humana. Ultrapassa o mero “dar-se conta de”, e significa a apreensão, interpretação. Conhecer supõe a presença de sujeito; um objeto que suscita sua atenção compreensiva; o uso de instrumentos de apreensão; um trabalho de debruçar-se sobre. Como fruto desse, ao conhecer, cria-se uma representação do conhecimento- que já não é mais o objeto, mas uma construção do sujeito. O conhecimento produz, assim, modelos de apreensão- que por sua vez instruir conhecimentos futuros. (França, 1994. P.140).
O processo de conhecer envolve o sujeito que conhece o “objeto” á ser conhecido, esse sujeito que vai em busca de conhecer o objeto, e dito processo de conhecimento. Dentro do processo de conhecimento ocorrem duas