Evoluçao do cooler
COOLER: É O TIPO DE COOLER MAIS COMUM, MAIS UTILIZADO E O MAIS BARATO. ELE AUXILIA NA TROCA DE CALOR ENTRE VENTOINHA E DISSIPADOR, EX.: DISSIPADOR ABSORVE O CALOR DA MÁQUINA E VENTOINHA REFRIGERA O METAL SOBRE O PROCESSADOR.
WATER COOLER: É O SEGUNDO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO MAIS USADO E MUITO MAIS EFICIENTE QUE O COOLER, VISTO QUE ELE UTILIZA A ÁGUA COMO REFRIGERADOR, DESTA MANEIRA RETÉM CALOR MAIS RÁPIDO E MAIS FÁCIL QUE O AR.
O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO É FECHADO CONTENDO ÁGUA E UMA BOMBA, QUE FAZ COM QUE A ÁGUA CIRCULE POR TODO SISTEMA, RETENDO CALOR INTERIOR DO PC. ESTA ÁGUA AQUECIDA É BOMBEADA PARA UM RADIADOR E É RESFRIADA POR UMA VENTOINHA. A ÁGUA FRIA PASSA NOVAMENTE, ATARVÉS DE TUBOS PELO COMPUTADOR É AQUECIDA E MANTÉM O CICLO. ESTE TIPO DE REFRIGERAÇÃO É RECOMENDADO PARA ADEPTOS DO OVERCLOCK. DISSIPADOR DE CALOR: É O NOME DADO A UM OBJETO DE METAL FEITO NORMALMENTE DE COBRE OU ALUMÍNIO, QUE PELO FÊNOMENO DA CONDUÇÃO TÉRMICA E UMA MAIOR ÁREA POR O ONDE UM FLUXO TÉRMICO PODE SE DIFUNDIR, MAXIMIZA O NÍVEL DE DISSIPAÇÃO TÉRMICA DE QUALQUER SUPERFÍCIE QUE GERE CALOR, COM A QUAL ESTÁ EM CONTATO TÉRMICO. ELES TEM O OBJETIVO DE GARANTIR A INTEGRIDADE DE EQUIPAMENTOS QUE PODEM SE DANIFICAR COM O CALOR GERADO POR SEU FUNCIONAMENTO. PASTA TÉRMICA: É UM COMPOSTO QUÍMICO ELABORADO COM ELEMENTOS COM PROPRIEDADES DE CONDUZIR BEM O CALOR. NA INFORMÁTICA É USADO PRINCIPALMENTE PARA DISSIPAR O CALOR DO PROCESSADOR.
A APLICAÇÃO DA PASTA TÉRMICA É PARA CORRIGIR IMPERFEIÇÕES DO ENCAIXE DO DISSIPADOR EM CIMA DO PROCESSADOR QUE SÃO PREENCHIDAS DE AR, QUE COM A PASTA MELHORA CONSIDERÁVELMENTE ESSAS IMPERFEIÇÕES, ALÉM DISSO ELA É ELABORADA COM COMPONENTES QUE SÃO BONS CONDUTORES DE CALOR.
O ERRO MAIS COMUM É APLICAR A PASTA TÉRMICA EM EXCESSO CRENDO QUE ELA DARÁ MELHOR RESULTADO, SENDO QUE OBTERÁ O MELHOR RESULTADO CORRIGINDO APENAS AS MICROSCÓPICAS IMPERFEIÇÕES DA