a cidade
GOVERNO – níveis municipais, estaduais e federais
EMPRESAS – investimentos na industria, comercio e serviços – destaque para ramos imobiliários e construção civil.
POPULAÇAO
só pode haver jogo limpo quando cada parte o que são suas cartas, o que valem e tiver domínio sobre as suas jogadas.
O que não dá é pra jogar o mesmo baralho segundo regras diferentes. Ou jogar vários baralhos ao mesmo tempo sem organizar um campeonato com a concordância de todos. Ou ficar dependendo de um sozinho que se diz dono das cartas e só admite jogadas que ele banque.
as diversas formas de combinar áreas privadas e áreas publicas configuram a estrutura urbana. saber sobre a cidade é ser dono de suas regras de formação e desenvolvimento. centro da cidade: Troca não apenas de mercadoria, mas também de concepções e maneiras de se viver.
É difícil entender que o espaço urbano não é só o que está sendo. Cada lugar em uma cidade ... está carregado do que aconteceu antes, ... Mas também é um molde do que poderá acontecer daí pra frente.
Problemas: Altas taxas de crescimento urbano , Urbanização excludente, Larga reprodução de áreas ilegais (áreas de risco), Carências de infra-estrutura em alguns setores da cidade, Verticalização concentrada nos setores de alta renda
Define padrões de ocupação do solo baseado nas lógicas dos mercados de alta e média renda. Existe assim uma oferta potencial de espaço construídos para essas camadas, gerando uma enorme escassez para os mercados de baixa renda.
Sobra para os mais pobres o espaço da política habitacional e da gestão da ilegalidade. Resultado: assentamentos precários em espaços que sobram da cidade regulada, em contraste com grande quantidade de vazios.
A população deve dominar as regras de ocupação da sua cidade como se fossem as quatro operações da aritmética. Entender a complexidade crescente.
O isolamento nas cidades só favorece a morte do bom relacionamento entre as pessoas. Se houver