A CIDADE ANTIGA ,LIVRO TERCEIRO - A CIDADE CAPÍTULO V – O CULTO DO FUNDADOR. A LENDA DE ENÉIAS
471 palavras
2 páginas
A CIDADE ANTIGALIVRO TERCEIRO - A CIDADE
CAPÍTULO V – O CULTO DO FUNDADOR. A LENDA DE ENÉIAS
O fundador era o homem que realizava o ato religioso, sem o qual uma cidade não podia existir.
O lar era onde faziam suas preces e ritos, para chamar os deus, onde o fogo sagrado devia brilhar intensamente.
Eram considerados homens sagrados, quando em vida, viam nele o autor do culto e o pai da cidade, depois de morto, sua lembrança era o fogo sagrado em cada lar, todos os anos eram feitos sacrifícios e festas sobre seu túmulo.
Rômulo foi morto pelos senadores, mesmo assim ninguém lhe tirou o direito de ter um culto, pois era um fundador. Cada cidade adorava seu próprio fundador, nada era mais importante que a lembrança de seu fundador.
O nome de cada fundador não podia ser esquecido, pois faziam parte da religião e todos os anos eram lembrados em cerimônias religiosas.
Basicamente todas cidades, possuíam um poema ou hino, que ressaltavam o ato sagrado de sua origem.
Enéias fundou Lavínio, de onde se originaram albanos e romanos, e que por conseqüência era o fundador de Roma. Várias lembranças foram estabelecidas a ele, inclusive alguns poemas, Virgílio aproveitou-se do tema de Roma e escreveu o poema nacional.
O significado do tema Eneida, é a chegada de Enéias, ou seja, transporte dos deuses de Tróia para a Itália.
Enéias é homem sagrado, chefe de culto, fundador divino, sua missão era o bem estar das famílias. Sua qualidade dominante deve ser a piedade, sua virtude deve ser fria e altiva impersonalidade, que faça dele, não um homem, mas sim um instrumento dos deus.
Em Homero Enéias já era um personagem sagrado, um grande sacerdote, o qual o povo venerava como um deus. Depois da consumação da cidade de Tróia , Heitor apareceu em seus sonhos, entregou os objetos sagrados, estátuas protetoras e disse que o fogo do lar não deveria se extinguir, Enéias assim se torna depositário dos deuses, revelando sua então missão sagrada.
Graças a ele, a cidade