a celula
Aristóteles (384 -322 a.C.), e Teofrasto, conheciam bem os órgãos que constituem os seres vivos, mas desconheciam a existência das células que constituem esses órgãos.
1- Explica porque motivo Aristóteles e
Teofrasto não conheciam as células.
O século XVII foi considerado o século da
“revolução científica”, começando-se a desenvolver uma nova atitude perante a pesquisa. Verificou-se um aperfeiçoamento de diversos instrumentos, nomeadamente o microscópio. Em 1590, os irmãos
Jansen
construíram o primeiro microscópio composto.
2- De que forma a invenção do microscópio poderá ter promovido a evolução do conhecimento científico?
3
Robert Hooke, cientista inglês do século XVII foi o primeiro a observar células. Hooke descreve assim o que fez e viu: “… tirei, com um canivete, um pedaço de cortiça e, colocando-a sobre o porta objectos preto, porque a cortiça era branca, e concentrando a luz sobre ela por meio de uma lente plano-convexa, poderia perceber claramente que ela era toda perfurada e porosa, assemelhando-se muito a um favo de mel … esses poros, ou células, não eram muito profundos, e sim consistiam de um grande numero de pequenas caixas
(…)”.
4
À medida que o microscópio se tornou mais conhecido foram muitas as investigações que se realizaram. Em
1672, Nehemiah Grew, biólogo Inglês, estudava plantas, e descreve assim a suas observações ao microscópio:
“O microscópio confirma a verdade disto e, mais precisamente, mostra que esses poros são em geral esféricos na maioria das plantas, que são, assim, uma massa infinita de pequenas células ou vesículas.”
Marcelo Malpighi também analisou a estrutura microscópica dos vegetais e também admitia que fossem constituídos por células, embora as chamasse de “utrículos”.
4-Qual a contribuição de Grew e Malpighi para o estabelecimento do conceito de célula?
5
Anton Van Leeuwenhoek fez numerosas observações de pequenos organismos que se movimentavam a que