A Cauda Longa
Análise e crítica
O livro “A Cauda Longa” trata da transformação do mercado de massa, de poucos hits, para um mercado de inúmeros nichos e de micro-hits. Uma leitura agradável e interessante, pois além de esclarecer o que está acontecendo nos tempos atuais, o autor exemplifica as situações, de modo que conseguimos enxergar o que acontece no mercado, mas não com olhos de apenas consumidores, mas como profissionais da área também. Além disso, o autor expõe a sua opinião e concordo com ele no que diz respeito as mudanças que acontecem na sociedade atualmente. Como por exemplo, as transformações dos meios de comunicação, e a importância que os produtos tem hoje em dia no mercado.
Os hits estão em queda. Os campeões podem ser campeões ainda no quesito sucesso, porém, suas vendas diminuíram muito. Isso não é decorrente apenas da pitaria, mas também, pela infinidade de opções e variedades que surgem atualmente. Os nichos estão tendo atualmente maior força. Não precisa de muito para que façam sucesso. Antigamente era necessário talento para fazer sucesso, e o que faltava era um meio de chegar ao público. Porém, atualmente, esse não é o problema, pois há diversos meios de chegar ao sucesso, mesmo que falte talento.
O mercado de nichos cresce com a força da mudança da Era da Informação para a Era da Recomendação. A coleta de informação não é mais a questão, agora é tomar decisões inteligentes com base nas informações. É por isso que existe, por exemplo “As Top 10”, assim, já estipulam ao que consideram ser melhor para ouvir. No entanto, para um público pode ser bom, mas para a opinião de outros não. É por isso que existem tantas opções. Com isso, dizem que na “cauda” existem muitos lixos. É possível filtrá-los, até porque existem as tais recomendações, por meio de blogs e votações. Mas não acredito que possamos considerá-los como lixos, pois há pessoas que gostam de alguns tipos, mas que os mesmos desagradam outras. Isso é uma questão de gosto dentro de