A case study of the construction enterprise
“Sistemas ERP são ferramentas muito poderosas, ferramentas estratégicas, que visam agilizar e integrar processos operacionais e fluxos de informação, a fim de gerar sinergias dos recursos organizacionais através de informações para obter uma vantagem competitiva.”
Exatamente por ser tão poderosa, precisam ser implementadas com cuidado, antes é necessário fazer algumas mudanças organizacionais para que a empresa se adapte ao sistema e não o sistema a empresa e assim funcione perfeitamente.
Cada vez mais esse sistema é utilizado pelas grandes organizações, porém ele é muito caro, cerca de $ 250.000,00. Para ser disponibilizado para empresas menores foi feito então um sistema mais simplificado com custos mais baixos, como por exemplo, uma menor licença de utilização do mesmo. Portanto, qualquer tipo de empresa, sendo ela grande, média ou pequena, poderá ter acesso a esse sistema e gerar uma vantagem competitiva sobre as outras.
O texto fala sobre o case de uma empresa de construção situada na Letônia. Inicialmente a empresa possuía 110 funcionários, aproximadamente 10 anos depois ela já era classificada entre umas das cinco maiores empresas de construção do país possuindo mais de 12.000 funcionários com filias em 27 países. Inicialmente foi implementado o sistema de informação FoxPro que foi útil para cumprir as exigências básicas da empresa. Devido a maiores necessidades de informações para a equipe de alta gerência e os clientes do projeto, a empresa decidiu avaliar se era necessário implementar um sistema de ERP para melhorar sua