A Casa Guerrero um projeto do arquiteto Alberto Campos Baeza rodolfo
379 palavras
2 páginas
A Casa Guerrero é um projeto do arquiteto Alberto Campos Baeza, construído em 2005 em Cádiz, Espanha.Materialidade: A materialidade não consiste apenas nos materiais utilizados na construção, mas também nas sensações proporcionadas por eles sobre quem a visita. A materialidade predominante da casa é a luz. O jogo de luz e sombras criado por Baeza, muda de acordo com o ângulo e nível de incidência da Luz na construção. A cor branca e o espelho d’água serve para para refletir a luz, garantindo luminosidade na casa. O vidro na divisão entre parte interna e externa também serve para que a luz entre na casa e dê sensação de amplitude aos ambientes.
As laranjeiras dão a sensação de contato com a natureza, contrastando com a cor branca predominante na casa. O espelho d’água e as laranjeiras também servem para ajudar a regular a umidade na construção.
Morfologia: Consiste no uso da forma. A forma da casa Guerrero é muito bem definida. A “caixa” branca, está contida em um terreno de 33x18 e seus muros tem 8 metros de altura. E a casa possui 9x18.
Baeza usa predominantemente linhas retas e formas simétricas. Os muros altos da casa, possuem além de função de sombrear a construção, isola-la do ambiente externo, tendo como único ponto de contato, o céu, que contrasta com o branco das paredes.
O pé direito da sala também é muito alto, com 8 metros de altura, com função de controle da temperatura, pois o ar quente se concentra na parte superior, deixando o mais frio na parte mais baixa, onde os ocupantes estão.
Acesso e circulação: Significa como se mover no espaço. A casa possui apenas um entrada pequena em seu grande muro. Ao adentrar, o visitante se depara com um pátio interno livre, sem divisões, apenas com quatro laranjeiras. Ao seguir, depara-se com uma grande parede de vidro que dá sensação de amplitude, pois os dois pátios e a área interna da casa parecem ser interligados, sem divisões. As áreas internas comuns não possuem divisões. As divisões são são usadas nas