A casa do Povo - Informações Básicas
1988
CONCRETO
2 266,47m²
Em 1984 a administração municipal de Vacaria demonstrava interesse em realizar uma “série de projetos administrativos de alto interesse popular”. Dentre estes estava a construção de obra arquitetônica de porte, não só pelas dimensões como também pela importância da assinatura de autoria.
O arquiteto nunca visitou a obra, a comunicação acontecia via cartas, e visitas do prefeito ao Rio.
A obra, conforme a carta do prefeito, deveria atender ao seguinte programa de necessidades: 1º- Comícios partidários para cinco mil pessoas de pé; 2ºConferências, palestras e debates públicos; 3º- Bailes populares e estudantis; 4º- Assembléia de classes; 5º- Festas e casamentos; 6º- Formaturas escolares; 7º- Cerimônias Cívicas; 8º- Teatros, shows artísticos e apresentações musicais (orquestras, bandas, artistas); 9º- Feiras e exposições; 10ºChurrascos populares; 11º- Local para abrigo em caso de calamidade pública.
Endereço:
Rua Borges de Medeiros, número 1987
O prédio, feito de concreto, possui formato cilíndrico, com grandes janelas circulares. Dentro, há um palco localizado ao centro do auditório, para ser utilizado em apresentações artísticas diversas, como eventos musicais ou teatrais.
Em abril de 2008 o espaço foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado.
- Estilo: Moderno
- Capacidade: anfiteatro para até
5000 pessoas
Subsolo com camarins e cômodos para oficinas.
- Investimento: R$ 3 milhões
Alugado para eventos e têm administração da Associação dos Amigos da Casa do
Povo. A agenda está ficando lotada: na próxima semana, a casa sediará a Semana da
Justiça de Vacaria. Depois, o Seminário Internacional de Fruticultura. Também já estão agendadas formaturas e casamentos.
Foi utilizado até 1997, por deterioração do prédio, e reformado em 2009, sem auxílio da prefeitura, mas sim de doações de empresas.