A cartomante
A história se inicia em uma conversa que Rita tem com Camilo o seu amante. Na mesma Rita revela que visitou uma cartomante, por causa do medo que ela possuía de perdê-lo. Camilo riu de Rita, tentou deixar claro que ele a queria, e que em caso de dúvidas procurasse a ele mesmo, também pelo risco de Vilela (marido de Rita) descobrir tudo. Rita era uma mulher insegura, sonhadora, que acreditava nas cartomantes, já Camilo dizia que era uma grande bobagem.
Tudo começou quando a mãe da Camilo morreu. E assim Vilela e Rita se mostraram grandes amigos do mesmo. Rita cuidou especialmente do coração de Camilo, se encontrando com ele depois do enterro durante um bom tempo, até que Rita seduziu Camilo. Vilela e Camilo eram amigos desde a infância, porém Camilo acabou cedendo aos encantos de Rita. Até que certo dia, Camilo recebeu uma carta anônima dizendo que sabiam de sua ventura. Então por medo ele deixou de visitar com tanta freqüência a casa de Vilela. E isso explica a visita de Rita e a cartomante, que restituiu a confiança de Rita.
Então, em certo dia, após meses que Camilo não ia a casa de Vilela, ele recebeu um bilhete, onde Vilela diz para Camilo ir urgente a casa dele. Camilo fica comendo, suspeita que ele e Rita foram descobertos. Ele vai andando nervoso, imaginando inúmeras coisas. Até que decide visitar a mesma cartomante que Rita havia visitado.
A cartomante, assim como fez com Rita acalmou Camilo, disse que o susto não iria dar em nada, e que ele não precisava ter medo de nada. Camilo saiu aliviado de lá, paga bem a cartomante e segue seu caminho até a casa de Vilela.
Camilo fica maravilhado pela cartomante ter adivinhado que ele estava assustado, porém seu estado no momento já dizia tudo. Porém mesmo assim Camilo se sentia melhor, mais calma, sem a sensação de um futuro longo, interminável.
Após chegar na casa, Camilo entrou, subiu os degraus, e mal teve tempo de bater na porta Vilela apareceu. Então Camilo perguntou o que ele