A CARTA DA TERRA
Editora: Gaia. São Paulo, 2010.
Ilustrações de: Ellen Pestili.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO:
O livro Carta da Terra, foi escrito após a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, coordenada por: Maurice Istrong (Canadá),Mikhail Gorbachev (Rússia) e o governo da Holanda. Foi lançada no ano 2000 na Holanda com ambição de ser um documento da ONU que indique princípios para uma sociedade global justa, equilibrada, sustentável e pacífica.
TEMA EM DESTAQUE:
A conscientização da humanidade para a preservação da natureza, procurando viver de modo sustentável e em harmonia para que haja paz entre as diversas formas de sociedades existentes no mundo.
O livro tem uma escrita voltada para os interesses de conservação da Terra já que esta é o nosso lar e sua situação global não anda muito boa, pois os padrões dominantes de produção e o consumo estão causando devastação ambiental e extinção de muitas espécies, o interesse e escolha de conserva-la é nosso e este consiste em um grande desafio para o futuro no qual deveremos viver em espírito de solidariedade construindo um elo com o foco na responsabilidade universal.
PRIMEIRO TÓPICO:
RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE
Pontos abordados: os cuidados com a Terra e toda a sua diversidade, envolvendo construção de sociedades democráticas, sustentáveis e pacíficas de modo que possa garantir que as dádivas e beleza da Terra seja passada para as gerações futuras.
SEGUNDO TÓPICO:
INTEGRIDADE ECOLÓGICA
Pontos abordados: proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, prevenir danos ambientais usando o método de proteção ambiental, adotar padrões de produção consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra e avançar o estudo sobre a sustentabilidade ecológica promovendo intercambio do conhecimento e adquirido e sua aplicação.
TERCEIRO TÓPICO:
JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
Pontos abordados: erradicação da pobreza de modo geral, garantia de que as