A CADEIA PRODUTIVA DE BIODIESEL E AS POSSIBILIDADES NO MERCADO DE CARBONO 1
MERCADO DE CARBONO
Juliana Eiko Nascimento, Golder Associates, jnascimento@golder.com
Elaine Yumi Notoya, Golder Associates, enotoya@golder.com
Maria Rosângela Ferreira, Golder Associates, mferreira@golder.com.br
RESUMO
São inúmeras as oportunidades de negócios e novos mercados para o Brasil, destacando-se o
Mercado Internacional de Créditos de Carbono, visto que o Brasil é signatário do Protocolo de
Quioto. A participação do Brasil neste mercado está associada a realização de projetos que utilizem tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa além de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico da região e minimização de impactos ambientais adversos, ou seja, projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. A avaliação da cadeia de produção do biodiesel, desde a produção de oleaginosas até o consumo final do combustível, permitiu enquadrá-la em todos estes requisitos, pois promove geração de renda, empregos, integração social, redução dos níveis de emissões de alguns gases de efeito estufa gerados por diesel mineral, redução do consumo deste combustível, atendimento dos requisitos legais pertinentes e auxílio à concretização do plano governamental brasileiro.
Palavras-chaves: Combustível Renovável, Sustentabilidade, Mecanismo de
Desenvolvimento Limpo (MDL)
1 - INTRODUÇÃO
Inúmeras são as oportunidades para o Brasil de desenvolvimento de novos mercados ligados à implantação de fontes mais limpas de energia, com ampliações de renda, empregos e divisas que levariam ao desenvolvimento regional sustentável, fundamental para o crescimento da economia brasileira.
Em termos de novos mercados e de ampliação de nichos relacionados ao setor energético podemos prever a intensificação das seguintes cadeias de negócio: Biodiesel,
Álcool, PCH (pequenas centrais hidrelétricas) e Biodigestores1.
O impulso para o crescimento e busca por fontes de energia renováveis e limpas resulta principalmente