PLANO DE NEG CIO Pronto
Os restaurantes surgiram paralelamente ao fenômeno de urbanização, segundo. O aumento da jornada de trabalho, as residências cada vez mais distantes do local de trabalho, a falta de tempo para o preparo dos alimentos, a vida corrida, com jornadas duplas ou triplas fizeram com que as pessoas buscassem alternativas para alimentar-se sem precisar de se deslocar até suas casas (LINS, 2010).
Este setor representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 30% dos gastos dos brasileiros com alimentos. É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras (ABRASEL, 2012).
O churrasquinho atrai consumidores que desejam uma alimentação rápida, saborosa e nutritiva. O “carro chefe” deste tipo de empreendimento são espetos de carne assada, acompanhados ou não de farofa, molho, arroz e ou mandioca. Além de atrair o público que deseja alimentar-se é comum que o churrasquinho se torne também ponto de encontro entre o público que o frequenta, trazendo um novo conceito ao negócio.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, os gastos com alimentação fora do lar representam 25% dos gastos da população com alimentos. Embora o mercado de bares e restaurantes seja muito concorrido, estima-se que os gastos com refeições fora do lar, no ano de 2012, alcance 30% da renda familiar no Brasil gerando boas expectativas para quem deseja empreender.
É sabido que a cada dia que passa o mundo se desenvolve ainda mais, a população cresce, e consequentemente a economia aumenta. Com base nisso, verifica-se na cidade de Ilhéus, que a população aumentou, só que no mercado do empreendimento, por exemplo, ainda não houve expansão, ou seja, não