a cabeça de stiven jobs
1274 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASFACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
Clauber de Matos Capão
Cultura e Inovação
A Cabeça de Steve Jobs
Manaus – AM
2014
A cabeça de Steve Jobs
Ao ler este livro, eu pude notar que os princípios de Jobs eram básicos, assim como foco, despotismo, perfeccionismo, elitismo, paixão, espirito incentivo e controle total. Assim o 1º capitulo trata a respeito do “foco”, onde mostra a queda da Apple e posteriormente a compra da Next pelo CEO Gil Amélio, a Next pertencia a Jobs, que voltava depois de 11 anos para a Apple como principal conselheiro de Amélio. A principio Jobs relutou em assumir um cargo formal na Apple, pois na época ele já era CEO de outra empresa, a PIXAR, e com seu sucesso em Hollywood, relutava em volta para o setor de tecnologia.
Dias após retornar à Apple Jobs começou a trabalhar, passou semanas fazendo levantamento de todos os produtos da empresa, ouvindo programadores e engenheiros, que explicavam detalhadamente em que estavam trabalhando, assim ajudavam a Jobs, a saber, como a empresa estava funcionando. Steve explicou que a companhia deveria ter um foco assim como cada grupo individualmente. Com esse levantamento, Jobs pode fazer varias mudanças nas semanas seguintes, considerando assim os ativos da empresa como: gerência sênior, a marca, clientes, fornecedores, linha de produtos, dentre outros.
Jobs conseguiu concentrar a Apple em uma pequena seleção de produtos, quando surgiu o Imac, que era uma maquina com cores de frutas arredondada, que veio a se tornar o computador mais vendido de todos os tempos. Assim podem-se destacar nesse capitulo principais características de Steve no âmbito de suas competências, mostrando os pontos em que ele é bom, como por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos, apresentação de produtos, realização de acordos, também apresentou os pontos em que ele não era bom, como por exemplo, no cinema, negociação com Wall Street, e também as suas operações