A Cabanagem
A Cabanagem
A cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará. Recebeu esse nome, pois a grande parte das pessoas que se envolveram nesse movimento morava em cabanas na beira dos rios da região. Estas pessoas foram chamadas então de cabanos.
A Historia Sobre o Movimento Da Cabanagem no Pará. No inicio do período regencial, a situação do Grão-Pará era péssima, muitos índios viviam na miséria. Sem trabalho, sem condições adequadas. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo, e deu inicio a muitas revoltas.
Com a morte de Clemente Malcher firmaram-se lideranças mais combativas. Em 20de fevereiro de 1835, Francisco Vinagre, tentou organizar a revolução.
A cabanagem, espalhada por quase todos os rio amazônicos, contava com a participação de muitos Índios, principalmente com os Mawé e os Mura.Em toda parte eles invadiam armazéns expulsavam portugueses e tomavam suas armas. Um dos grandes lideres foi o cacique Mawé Leão Crispim.
A Cabanagem em 1835 gerou uma sangrenta guerra entre os cabanos, e tropas do governo. As estimativas afirmam que cerca de 30 mil pessoas morreram durante cinco anos de combate. Em 1835, Os Cabanos procuraram a cidade de Belém, e colocaram na presidência Felix Malcher. Contaram com o apoio inclusive de tropas de mercenários europeus, o governo central brasileiro usava sua força para reprimir a revolta. Mas ela ganhava cada vez mais força.
O fim da revolta se deu após 5 anos de muitos combates sangrentos. Em 1840, Muitos cabanos haviam sido presos ou mortos. E apesar disso a revolta na conseguiu atingir seu objetivo.
Referencias Da Cabanagem Em Belém.
O Memorial Da Cabanagem.
O monumento da Cabanagem é de 15 metros de altura, por 20 de comprimento, todo em concreto. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do Governador Do Pará Jader Barbalho. Ele foi