A busca da identidade brasileira no filme central do brasil reflete em si o historico retomada do cinema brasileiro nos anos 90
O cinema surgiu no final do século 19 e se espalhou pelo planeta com relativa rapidez. Em vários países, se afirmou como uma das formas mais conceituadas de arte e de entretenimento, a ponto de se dizer que o século 20 foi o "século do cinema".
O cinema brasileiro surgiu no ano de ..., mas só teve seu apogeu nos anos 60 e o Cinema Novo, com produções que valorizavam a realidade brasileira e , tinha como tema uma camera na mão e uma ideia na cabeça. Porém nos anos de Ditadura Milira e com o governo de Fernando Collor de melo o cinema Brasileiro foi quase extinto devido a falta de verba e investimentos concedidos anteriormente por ações como a Embrafilme. Cinema da "Retomada" é o nome dado ao cinema brasileiro atual a partir da recuperação da produção cinematográfica no Brasil de 1993-1994, em processo que gerou filmes de grande impacto, como "Central do Brasil" e "Cidade de Deus". o cinema da retomada é caracterizado pelas cenas fortes, tendo geralmente como cenário o sertão ou as favelas brasileiras.
O filme Carlota Joaquina foi um sucesso de bilheteria e o primeiro filme surgido nesse periodo dirigido por Carla Camurati com um orçamento de apenas 500 mil doláres. Esse filme trouxe como proposta a ideia de que o Brasil era uma país auto-suficiente a ponto de poder se dar ao luxo de não ser mais uma colonia, uma critica bem humorada sobre a politica exploratoria do Brasil desde os tempos da Colonia até aquele momento historico pós-Collor. (falar mais)
O cinema de retomada foi também uma retomada ao Brasil como um país. Uma redescoberta importante para a patria que há muito estava perdida, desgastada pelas atrocidades da ditadura militar e fiasco do governo de Fernando Collor.
A retomada foi não somente uma tentativa de um processo de reidentificação brasileira, um sentimento de liberdade que havia sido esquecido na epoca da