A brinquedoteca é um espaço que proporciona
A utilização da brinquedoteca é importante e contribui para o crescimento e conhecimento das crianças, quando bem trabalhada pelo profissional que se utilizará dela, caso contrário, ou seja, se o professor a utilizar como um refúgio da sala de aula, sem ter um bom planejamento das brincadeiras que ali serão feitas, não trará benefícios para os cidadãos aprendizes.
As atividades na brinquedoteca podem ocorrer de modo que sejam dirigidas ou mesmo espontâneas. O professor, além de organizar o espaço, deve ser o facilitador dos jogos e das brincadeiras.
Os brinquedos podem ser definidos de duas maneiras: seja em relação à brincadeira, seja em relação a uma representação social. No primeiro caso, o brinquedo é aquilo que é utilizado como suporte numa brincadeira; pode ser um objeto manufaturado, um objeto fabricado por aquele que brinca, uma sucata, efêmera, que só tenha valor para o tempo da brincadeira, um objeto adaptado. Tudo, nesse sentido, pode se tornar brinquedo e o sentido lúdico só lhe é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura (BROUGÈRE, 1995, p. 62-63).
Como organizar a brinquedoteca
Veja como montar um ambiente de brincadeiras em uma sala de aula convencional
Caroline Ferreira (novaescola@fvc.org.br)
Compartilhe
Envie por email Imprima
Com a falta de espaços adequados para brincar na rua, somada a hábitos solitários - como a permanência em frente à televisão e ao computador -, a escola se torna um importante local para intensificar o convívio entre as crianças além da sala de aula. Um dos espaços privilegiados para isso é a brinquedoteca, que, mais do que