A boa comunicação
Por Soeli de Oliveira
Saber ouvir é o segredo de uma boa comunicação. Infelizmente poucos negociadores são bons ouvintes e perdem com isto, uma boa oportunidade de fazerem melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal lembra apenas de 50% do que foi comunicado. Seja diferenciado: ouça agressivamente!
Para negociar, é preciso saber se comunicar. A comunicação nem sempre ocorre como esperamos. Muitas vezes as informações são transmitidas de formaconfusa, com omissões ou deturpações de linguagem. Existem barreiras que podem impedir a transmissão das informações de forma correta. Bons negociadores sabem que uma comunicação clara e correta é fundamental para a realização de bons negócios! Os entraves são ruídos que impedem ou prejudicam a boa comunicação entre as pessoas ou grupos. Os especialistas em comunicação relacionaram diversos fatores que interferem ou impedem uma boa comunicação, que são:
As barreiras pessoais e emocionais. Envolvem idéias pré-concebidas, preconceitos, motivação, sentimentos pessoais ou problemas individuais. * Barreiras físicas. São as interferências oriundas do meio, tais como local barulhento, interrupções geradas pelo telefone ou por outras pessoas. * Barreirassemânticas. São problemas de interpretação das palavras, gestos e sinais utilizados, em virtude da culturae dos conhecimentos dos envolvidos. * Omissões. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação não são transmitidos, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro. * Distorções.Alterações ou modificações que a mensagem sofre, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro. * Sobrecarga.Quando o volume de informações é excessivo. Além dos fatores relacionados com a comunicação, três outros entraves são apontados como críticos nas negociações:
O Descontrole das Emoções
Para negociar bem, é fundamental controlar as