a biologia
Sondagem de matemática
- Avaliação realizada para os alunos dos Sextos anos: A, B, C, D e E.
Questões aplicadas:
Estrutura aditiva:
(A03), (A04), (A05), (A06) – sugerias pela C G B E
Estrutura multiplicativa:
(M04), (M07), (M05), (M09), (M02), (M11) – sugeridas pela C G B E
Intervenções: explicação da importância dessa avaliação, o porquê, e para que.
- Foi entregue e lida toda a avaliação para os alunos, explicação do que seriam as questões aditivas e multiplicativas.
- Nas questões aditivas foram dados vários exemplos de como poderia ser a interpretação das questões, orientei-os dizendo que poderiam fazer desenhos de bolinhas e pauzinhos para calcular, e que seria muito importante que eles não apagassem os rascunhos que dessa maneira eu poderia ver como chegaram ao resultado.
- Expliquei a eles que toda pergunta tem uma resposta e que todos os problemas deveriam ter a resposta no final de cada exercício.
-Nos problemas (A04) e (A05) a maioria dos alunos não conseguiram diferenciar o problema, que um seria adição e o outro subtração; disseram que havia dois problemas iguais.
- Li novamente os problemas fixando bem as palavras: “ganhou e perdeu”.
- No problema (M04) a maioria dos alunos não conseguiram diferenciar a largura do comprimento.
- Pedi que eles desenhassem o retângulo orientando sobre o que seria a largura e o comprimento; e que montassem a maneira a ser trabalhada.
- No problema (M05), a maioria dos alunos não conseguiram completar o exercício, pois realizaram a multiplicação corretamente onde 250 * 5, daria 1250 e teria que multiplicar novamente por 17, obtendo-se então 210250
- Fiz novamente a intervenção porem a dificuldade seria e aplicar a multiplicação com 2 números.
- No problema (M11), a dificuldades ainda foi maior, pois teriam que realizar a divisão com número onde o resultado não seria exato e daria uma dizima periódica, e que logo após essa resolução teriam que multiplicar por 8.
- Alguns alunos não