A Biodiversidade do Aluminio
Como já observamos anteriormente, o alumínio nos traz excelentes benefícios.
Trata-se de um produto leve, altamente protegido contra corrosão, eficiente na condutividade elétrica, resistência, alta refletividade, ajuda na proteção de alguns alimentos que consumimos no dia a dia. Ele é muito eficaz na fabricação de meios de transportes e na construção civil, entre outras coisas.
Porém com todos estes benefícios, infelizmente existe um preço a ser pago.
A extração da bauxita requer desmatamento de grandes áreas florestais, sendo uma das principais causas da destruição das florestas tropicais no mundo e obrigando os animais selvagens a se realocarem para outras áreas. De modo que alguns destes acabam não se adaptando com os novos ambientes causando assim sua morte e trazendo o risco de extinção dos mesmos. Sem falar que as áreas onde ocorrem as extrações, a biodiversidade não pode ser restaurada, pois o solo perde a capacidade de reter água, tornando-se inapropriado para o cultivo. O corte das árvores libera CO2 que é um dos fatores responsáveis pelo aquecimento global.
Deste modo, o fator fundamental para evitar estes desastres ambientais é a reciclagem. O alumínio é um produto que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas características no reaproveitamento.
No Brasil temos a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), que entre outras coisas se preocupa com o desenvolvimento sustentável do alumínio.
As grandes empresas fabricantes do alumínio também já se preocupam com o reaproveitamento.
Mas não são somente as grandes entidades que têm colaborado com o nosso planeta, temos os catadores de latinhas, por exemplo, que hoje contribuem muito com a reciclagem.
Mediante aos fatos acima expostos, nós podemos e devemos colaborar para que a reciclagem esteja cada vez mais presente em nossas atitudes do dia a dia. Pequenos gestos trarão grandes benefícios.
Fontes: ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) –