A biblioteca parque estadual do Rio de Janeiro
A biblioteca parque estadual do (BPE) é um espaço público, e diferente das bibliotecas tradicionais, nela há um acervo de 3 milhões de músicas digitalizadas, 20 mil filmes, 200 computadores, teatro, auditório, salas para desenvolvimento de oficinas e jardim, o que faz dela um espaço único. Localizada no centro da cidade do Rio De Janeiro ela tem 142 anos e já passou por diversas reformas, foi reinaugurada neste formato informatizada e moderna em 2014.
Logo na entrada há vários painéis eletrônicos coloridos em que vão se alternando poesias e pensamentos, tem também um espaço dedicado a exposições, que mudam constantemente e variam entre amostras de pintura, fotografia e esculturas, para mostrar a história do Rio De Janeiro tem a guanabarina, um local com obras rara e matérias bibliográficos que vão do século XV ao XXI e que demonstram a transformação da cidade, possui uma videoteca, na qual o visitante escolhe um filme, serie ou documentário e o assiste nas cabines, que comportam até duas pessoas, no espaço mundo encontram se livros de outros países, principalmente da França, pois existe uma parceria. A um local de inclusão para leitores especiais, com um grande acervo de livros em libras e braile, há também um aparelho que traduz textos pra braile, sendo assim facilitando a vida das pessoas com necessidades especiais.
A BPE foi inspirada nos modelos das bibliotecas colombianas, nela a o espaço do ócio, um local para praticar o nadismo, em frente fica o espelho d’agua, ou seja, uma perfeita combinação. No setor infantil há diversos livros destinado pra as crianças, um espaço lúdico onde elas podem desenvolver suas criatividades, eventualmente tem alguns contadores de história, porem as crianças só podem frequentar esse local acompanhados pelos seus respectivos responsáveis.
Por ser uma biblioteca com um conceito “diferente” ela possui o