Não Ser Feliz?
No dia seis de novembro de dois mil e quatorze, realizou-se uma visita técnica com os alunos do 2º Período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, à Biblioteca Parque Estadual localizada no Centro do Rio de Janeiro.
Atendendo à solicitação da professora Márcia Cabral, da disciplina de Fundamentos da Linguagem e Educação da UERJ, nós conhecemos a BPE, seus espaços, história, acervos, espaços de entretenimento, suas atividades e curiosidades. Além disso, tivemos a oportunidade de prestigiar e conhecer um pouco mais sobre a Biblioteca de grifos do Waly Salomão, famoso poeta e importante nome da literatura Brasileira.
Sobre a Biblioteca Parque Estadual e a Visita Técnica
Durante a visita técnica guiada foi possível conhecer a história da Biblioteca Parque. Ela é diferente das bibliotecas tradicionais que os alunos conhecem ou já ouviram falar. As estantes são bem acessíveis, existem espaços no chão para carregar os celulares, todos os dias os jornais mais famosos (ex: O Globo, O Dia, Extra, etc.) são disponibilizados para os visitantes, contém espaços de informática, filmes, o espaço do ócio (local de descanso). Não obstante, ela é acessível a todas as pessoas de todas as classes sociais. Localizada no Centro da cidade, ela possui capacidade para cerca de 5.000 pessoas por dia, conta com mais de 20 mil filmes, e possui inúmeros recursos para um incrível acesso de leitores deficientes físicos em geral, laboratórios, biblioteca infantil, teatro com 240 lugares, auditório com 90 lugares, estúdios de som e vídeo, oficinas, cursos livres, disponibiliza empréstimo de livros e filmes - pra isso, basta fazer a carteirinha da BPE. É simples, grátis e rápido: basta trazer um documento de identificação e um comprovante de residência dos últimos três meses -, cafeteria, restaurante, jardim suspenso, pátio e Loja Parceira. Conta com plataformas de multimídia, e diversidades de linguagens artísticas, shows, exposições