A Balaiada
BRENDON MENDONÇA PINHEIRO
DANIELLA DANNA SOARES DA SILVA
HORLANDO ISAAC ASSUNÇÃO CASTRO
LUÍS GUILHERME MARINHO GOMES
PAULO RENATO CONCEIÇÃO MENDES
REGIVANDERSON BATISTA DE ASSIS
A Balaiada
Trabalho apresentado à professora Roberta Lobão como requisito para obten- ção de nota parcial do pri- meiro bimestre na discipli- na História III em 2014.
São Luís
2014
A Balaiada
Infere-se que a Balaiada foi um movimento popular ocorrido no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. Essa Revolta foi realizada por pobres da região, escravos fugitivos e sertanejos, isto é, a sociedade mais pobre, com o objetivo de controlar as terras locais, visto que os fazendeiros (grandes proprietários de terras) usavam a força e o poder para oprimir a população.
Nessa época, o algodão estava perdendo preço e compradores, devido ao fato de os Estados Unidos venderem algodão mais barato e de melhor qualidade. Com isso, a economia estava entrando em crise e a sociedade mais pobre era a que mais sofria com esses problemas. Além da crise econômica, o Maranhão já enfrentava uma crise histórica devido a sua não aceitação imediata a Independência.
A miséria, a fome e a escravidão eram os principais fatores de descontentamento popular que motivou a mobilização dessas camadas sociais para a luta contra as injustiças sociais. A classe média maranhense (que formava o grupo dos bem-te-vis) estava insatisfeita politicamente. Foi esse grupo, juntamente com os sertanejos pobres, que deu inicio a revolta contra os grandes proprietários de terras conservadores do Maranhão.
A Balaiada teve como principais líderes populares: o fazedor de balaios Manuel Francisco dos Anjos Ferreira (de onde surgiu o nome balaiada); Cosme Bento das Chagas (chefe de um quilombo que reunia mais de dois mil negros fugitivos); e Raimundo Gomes (vaqueiro).
É importante destacar que A Balaiada não tinha uma organização consistente