A Avalia O Na Educa O Refeita 2
Autor (a): Caroline Toscan
Nos dias de hoje avaliar um aluno nos dias de hoje muitos professores acham que é fazer provas, atribuir notas através de trabalhos e o que mais pensam é em passar de ano ou até mesmo a reprovação dos alunos que não conseguem acompanhar a sua forma de avaliar. Nos dias atuais a educação é vivenciada de diversas formas agregando o desenvolvimento total do educador. Buscando outro conceito de avaliação, como nos mostrou no pensar de Haydt, tal concepção é reafirmada:
A educação: não mudou apenas os métodos de ensino, que se tornaram ativos, mas incluir também a concepção de avaliação. Antes, ela tinha um caráter seletivo, uma vez que era vista apenas como uma forma de classificar e promover o aluno de uma série pra outra ou de um grau para outro. Atualmente, a avaliação assume novas funções, pois é um meio de diagnosticar e de verificar em que medida os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem estão sendo atingidos (Haydt, 1988, p.14).
O novo paradigma educacional, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.
A avaliação deve ser pensada para mostrar o conhecimento de cada aluno, pois cada um tem o seu modo de aprender e de pensar sobre o conhecimento passado em sala de aula com isso a avaliação deve ser feita em cada aula de forma que os alunos mostrem o conteúdo proposto no dia-a-dia do aluno em sala de aula. Todo conhecimento ele é adquirido durante todo o ano e o professor está ai para responder todas as dúvidas do aluno.
De acordo com a Lei 9.394/96, a LDB, ou Lei Darcy Ribeiro, não prioriza o sistema rigoroso e opressivo de notas parciais e médias finais no processo de avaliação escolar. Para a LDB , ninguém aprende para ser avaliado. Prioriza mais a