A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA BARROS
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Xinguara
2014
LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA BARROS
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Para as disciplinas de Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.
Professores: Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato e Raquel Franco.
Xinguara
2014
I – INTRODUÇÃO
O texto utilizado neste trabalho refere-se a uma narrativa sobre um Programa de Escolarização Hospitalar com atividades que visavam o potencial imaginativo e criativo de mulheres ribeirinhas vítimas de escalpelamento no Amazonas explorando o universo da Literatura com foco nas linguagens oral, teatral, escrita, reescrita e outras modalidades com elementos da Amazônia paraense em um contexto de educação interdisciplinar e inclusiva.
A principal tarefa dos professores da Classe Hospitalar do Espaço Acolher foi abrir caminhos através do imaginário ribeirinho para que junto com as alunas realizassem a leitura do mundo amazônico em todas as suas singularidades fazendo com que elas se sentissem mais motivadas a dar continuidade ao seu processo de aprendizagem na escola regular mesmo aquelas que haviam desistido ou haviam se afastado.
As vítimas têm origem humilde e, normalmente, pouca ou nenhuma escolaridade em vista da distância que impossibilita o acesso à escola. Neste contexto a classe hospitalar trabalha a inclusão dessas mulheres utilizando de seu próprio imaginário para auxiliar no entendimento de sua nova condição e na busca de seus novos objetivos.
As narrativas criadas pelas vítimas com auxílio das professoras contribuíram para que as sequelas físicas e emocionais do acidente por escalpelamento adquirissem um novo significado a partir de novas