a atrte bizantina

912 palavras 4 páginas
A ARTE BIZANTINA

Bizâncio era uma antiga colônia grega localizada entre a Europa e a Ásia, no estreito de bósforo. Neste local, no ano de 330, o imperador Constantino fundou a cidade de Constantinopla, que, graças à localização geográfica privilegiada, viria a ser palco de uma verdadeira síntese de culturas greco-romana e oriental. O termo bizantino, portanto, deriva de bizâncio e designa a criação cultural não só de Constantinopla, mas de todo o império romano do oriente. . UMA ARTE QUE EXPRESSA RIQUESA E PODER Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram impostas aos artistas pelos sacerdotes, com a determinação do lugar de cada personagem sagrada na composição e a indicação de como deveria ser os gestos, as mãos, os pés, s dobras das roupas e os símbolos. Enfim, tudo o que poderia ser representado era rigorosa e previamente determinado.
Passou-se também a retratar as personalidades oficias e as personagens sagradas como se compartilhassem as mesmas características: assim, a representação de personagens oficiais sugeria tratar-se de personagens sagrada.
No mosaico ao lado, o imperador Justiniano aparece com uma aureola, símbolo característico de figuras sagradas, como Jesus cristo, os santos e apóstolos. No mosaico abaixo, o imperador Justiniano aparece com uma auréola, símbolo característico de figuras sagradas, como Jesus Cristo, os santos e apóstolos.

OS ÍCONES BISANTINOS Além de trabalhar nos mosaicos, os artistas bizantinos criaram os ícones, uma nova forma de expressão artística na pintura. A palavra ícone, de origem grega, significa imagem. Como trabalho artístico, os ícones são quadros que representam figuras sagradas, como Jesus Cristo, a Virgem, os apóstolos, santos e mártires. Em geral, são bastante luxuosos.
Para pintar os ícones, os artistas utilizavam a técnica de têmpera ou a da encáustica, lançando mão de recursos que realçavam os efeitos de luxo e riqueza. Em geral, revestiam a superfície da

Relacionados

  • Introdução à história da arte
    12305 palavras | 50 páginas