A atmosfera e o efeito estufa
A atmosfera é dividida em quatro camadas principais: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera e a termosfera. A atmosfera é fundamental, é ela que mantém a Terra na temperatura certa para que as plantas floresçam e produzam o gás que fornece a vida: o oxigênio, Ela impede que a Terra perca calor. Assim a atmosfera impede que a Terra se resfrie.
O processo que cria o efeito estufa é natural e é responsável pelo aquecimento do planeta. Durante o dia, parte da energia solar é captada pela superfície da Terra e absorvida, outra parte é irradiada para a atmosfera. Os gases naturais que existem na atmosfera funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total desse calor para o espaço exterior, evitando que durante o período noturno se perca calor. E como tal, o planeta permanece quente. Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de telhado, como o de uma estufa, sobre a Terra - daí o nome do fenómeno -, deixando a luz do Sol entrar e não deixando o calor sair. Se não existisse efeito de estufa, a temperatura da superfície terrestre seria, em média, cerca de 34ºC mais fria do que é hoje.
O efeito de estufa gerado pela natureza é, portanto, não apenas benéfico, mas imprescindível para a manutenção da vida sobre a Terra. Se a composição dos gases raros for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra sofrerá conjuntamente. No entanto o homem nos últimos tempos esta sendo responsável pelo aumento da quantidade de dióxido de carbono emitido a atmosfera. Este aumento deve-se especialmente à combustão de combustíveis fósseis, há deflorestação, ao número crescente de indústrias e ao consumismo desmesurado. O efeito estufa provoca um desequilíbrio no sistema natural da Terra pelo que é urgente se reduzirem as emissões dos gases prejudiciais e propor alternativas.
A maior parte dos gases de estufa têm fontes naturais, além das fontes que são consequentes da ação do homem, existem potentes