A astrologia: seus usos e seu declínio na idade moderna.
Efigênia do Rego Barros
RESUMO:
Este texto busca enfocar a astrologia no período compreendido entre os séc. XIV e XVIII corespondente a idade moderna, visando enfocar seus usos, e a visão do homem moderno em relação a esta prática e como perdeu popularidade com avanço das ciências e da astronomia. Nesse sentido teremos três tópicos a serem discutidos com maior profundidade que são: 1- astrologia: como e para que era usada, 2- astrologia e sua relação com a igreja católica, 3- a astrologia e seu declínio.
PALAVRAS CHAVE: ASTROLOGIA, IDADE MODERNA, IGREJA CATÓLICA.
ABSTRACT :
This text seeks to focus on astrology in the period between the century. XIV and XVIII coresponding the modern age, in order to focus on its uses, and the vision of modern man in relation to this practice and as lost popularity with the advancement of science and astronomy. In this sense we have three topics to be discussed in greater depth are: 1 - Astrology: how and what was used, 2 - astrology and its relationship with the Catholic Church, 3 - astrology and its decline.
KEYWORDS: ASTROLOGY, MODERN AGE, THE CATHOLIC CHURCH.
INTRODUÇÃO:
Desde a antiguidade o ser humano tem buscado formas de descobrir o futuro,usando supertições,oráculos,runas,cartas, e a Astrologia. Esta, por sinal, tem tido mais respaldo entre os homens e mulheres e foi considerada como uma ciência moderna de previsões e adivinhações. Seu amplo uso chegou a influenciar até mesmo a medicina e as decisões políticas, pois partia- se do principio de que o que era perfeito (o céu, os astros e estrelas) dirigia o que era transitório e imperfeito (os acontecimentos da terra e a vida dos homens).
Essa crença bastante forte mostra a intrica relação que o homem medieval mantinha com a natureza, a eterna curiosidade de saber suas origens e também o seu futuro, além do desejo de sentir-se pertencente a algo que transcenda o mundo físico. Porém, com o