As civilizações após o cristianismo
Após o declínio da era clássica que ocupou a região do mediterrâneo e após a era de Cristo, as culturas no mundo mostraram contrastes entre si e não houve predomínio de nenhuma civilização. Os impérios,sucederam –se as monarquias e principalmente na Europa,com a era dos proprietários de terras. Na península de Yucatán, na Guatemala e em Honduras desenvolveu-se a cultura de maia que se destacou pela sua extraordinária construções cerimoniais (comparáveis as do Egito) como templos, pirâmides e tumbas. A pratica religiosa parece ter sido uma marca. Outro aspecto extraordinário foi de terem desenvolvido um calendário que possuía uma ideia de tempo maior do que a evidenciada por qualquer outra civilização anterior.
Uma cultura descoberta na região dos Andes peruanos, os Incas, caracterizaram-se pelo seu complexo sistema social. A população Inca era organizada em unidade em que a menor consistia de 10 famílias.Havia um despotismo baseado no controle do trabalho.As unidades deviam trabalhar e o produto era propriedade do Estado. No período medieval, a Igreja tentou obrigar seus princípios, evidenciando uma intolerância com aqueles que não os seguissem. Iniciou um combate vigoroso ao que era denominado de heresia.Muitas criticas foi feito naquela época,pois os membros possuíam terras e controlavam impostos,transformava castelos e igrejas monumentais. A vida na Europa, além da dedicação à religião, era dedicada a família e a comunidade. Não havia abundancia, pois os impostos eram altos, e a nobreza possuia as terras escritas pelos camponeses. No século XIV, a Europa foi arruinada pela peste bubônica: milhares de pessoas morreram de tipo, influenza e varíola.
A descobertas de novas terras, incluindo-se as Americas e nelas o Brasil, ocorreram no inicio de um novo periodo: a idade moderna.
Entre os séculos XII e XIV surgiram as primeiras universidades. Também dominadas pela igreja, propiciaram uma nova realidade para o mundo: o